segunda-feira, 25 de abril de 2011

O género Serapias

O género Serapias é facilmente distinguido das outras orquídeas por uma característica única - o labelo em forma de língua. Daí serem popularmente chamadas de erva-língua.

Os labelos das Serapias - como acontece com as Epipactis e Cephalanthera - são distintamente divididos em duas partes, separadas por uma zona mais apertada. A parte interior é denominada hipoquilo e a exterior epiquilo.

Existem 5 espécies de ervas-língua em Portugal: perez-chiscanoi, cordigera, strictiflora, lingua e parviflora. Estas espécies de Serapias distinguem-se principalmente pela cor e forma do labelo, e pelo número de calosidades presentes no hipoquilo.


Adaptado de Flora Iberica 

A presença de apenas uma calosidade na base do hipoquilo distingue as espécies S. lingua e S. strictiflora das outras 3 espécies.


A S. lingua tem um epiquilo glabro (sem pilosidades), com mais de 5 mm de largura, e é encontrada por todo o País em espaços abertos.


S. lingua, Cabeço da Vila, Loulé, Junho 2007


S. língua: a única calosidade é claramente visível


A S. strictiflora tem um epiquilo piloso, até 4,5 mm de largura, e é encontrada apenas no centro e sul de Portugal em espaços abertos e em diversos tipos de solos, por vezes em grupos homogéneos.
S. strictiflora: apenas uma calosidade e labelo com menos de 5 mm de largura


S. strictiflora, Alvito, Abril 2011


Grupo de S. strictiflora, Alvito, Abril 2011

Com 2 calosidades na base do hipoquilo, existem as perez-chiscanoi, cordigera, e parviflora.
 
A S. parviflora tem o epiquilo com largura até 6 mm e comprimento até 12.7 mm, enquanto as outras duas espécies - cordigera e perez-chiscanoi - têm epiquilos mais largos que 8 mm e mais compridos que 13 mm.


  O labelo de S. parviflora tem 2 calosidades, claramente visíveis na fotografia


S. parviflora, Serra de Montejunto, Maio de 2007


Grupo de duas S. parviflora , Serra de Montejunto, Maio de 2007


S. parviflora, Porto Salvo, Maio 2007


A S. perez-chiscanoi is uma espécie mais rara, que se julgava restringida a pequenas áreas ao Sul do Tejo, em zonas húmidas e habitats abertos, mas que se tem vindo a encontrar por todo o País. É a única que tem o labelo esverdeado e com o hipoquilo mais largo que o epiquilo.


S. perez-chiscanoi, Alvito, Abril 2011


Grupo de 2 S. perez-chiscanoi, Alvito, Abril 2011


A S. cordigera tem um epiquilo vermelho escuro, e tão largo como o hipoquilo, as bracteas mais curtas do que as flores, e está disseminada por todo o País.


S. cordigera, Alvito, Abril 2011


Serapias com 2 calosidades - 1 cordigera, 2 perez-chiscanoi, e com uma calosidade 3 e 4 strictiflora


Uma S. perez-chiscanoi e um grupo de S. stictiflora, Alvito, Abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário