domingo, 17 de junho de 2012

A Dactlylorhiza foliosa da Madeira


A Dactlylorhiza foliosa é uma espécie endémica da ilha da Madeira, e ainda relativamente abundante (bem ao contrário de outros endemismos, como a Goodyera macrophylla ou a Orchis scopulorum). A floração acontece normalmente em finais de Junho (como em 2011), mas este ano começou em finais de Maio. Também na Madeira este foi um ano mais seco que o normal.


É uma planta robusta, com uma bela inflorescência em tons de violeta, que tanto cresce no solo, em barreiras de estradas e aceiros, nas fendas dos muros, em declives mais ou menos acentuados.


 A D. foliosa só cresce em sítios sombrios, e nas encostas da ilha viradas a norte, normalmente até cerca de 1.000 m de altitude. No entanto, vi 2 exemplares a cerca de 1.600 m de altitude, na estrada de acesso ao Pico do Areeiro.



À sombra de enormes loureiros, exemplares transplantados apresentam-se em muito boa forma, num canteiro na zona do viveiro do Ribeiro Frio.


Do outro lado da estrada, exemplares plantados ao Sol num canteiro apresentam-se raquíticos, sem florescerem em condições.


 Por falar em Goodyera, um dos exemplares do Ribeiro Frio, fotografado o ano passado em plena floração no início de Setembro, apresenta este ano em 16 de Junho uma promissora inflorescência em crescimento. Será um sinal de que também para esta espécie a floração este ano será mais cedo ? Valerá a pena percorrer a Levada do Rei em princípios de Agosto ?


Um grande agradecimento ao amigo Manuel Pita por toda a assistência prestada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário